Fuso horário na nota fiscal de saída – Como que funciona?

Publicado por:Renan Correa Mon, 12 December 2022
Compartilhe:
12 de December de 2022

Fuso horário na nota fiscal de saída – Como que funciona?

Essa semana estava conversando com uma colega sobre problemas de fuso no envio das notas fiscais eletrônicas para uma mensageria terceira ( não era GRC nem DRC ).

Nesse caso dela o sistema passava pelo mapeamento da NF e convertia o horário para o formato UTC 0, fazendo o horário ficar errado na mensageria e causando erros na NF.

A colega já sabia o ponto da treta, que é o include LJ_1B_NFEF72, e já tinha uma idéia do que podia ser feito. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, como de praxe, alguém no projeto queria uma justificativa tintin por tintim de porque isso estava ocorrendo e quais seriam as opções de gamb…. ops… solução de contorno possíveis:

Ponto do código onde a porca torce o rabo

O interessante dessa situação é que o código da NF-e recebe o horário (da BAdI da NFe ou do fuso da filial) e converte para UTC 0. Isso significa que se você emite no horário 15:00 do BR (GMT -3) o sistema irá gerar um horário 12:00 no formato UTC, que será usado na RFC que enviará os dados para a mensageria.

No caso do GRC ele recebe essa informação e faz uma consulta nas configurações de fuso do país/região e converte para o horário daquela região, ou seja, sem dramas para o GRC ou DRC NF-e.

Honestamente, nunca achei muito legal isso de converter para UTC e depois converter de volta para o horário da região. Isso provavelmente foi feito porque antes o GRC não sabia o fuso horário do local da emissão, simplesmente usava o horário da criação da nota.

Porém, isso é assim desde muito tempo e funciona bem, ou seja, os diferentes que tem que se adaptar.

Opções de soluções

No caso da mensageria terceira usada por essa empresa o sistema de destino já esperava receber o horário certo na interface (e não o horário UTC 0) então adaptação no destino não era uma opção.

O jeito mais simples para resolver essa paradinha seria um enhancementzinho maroto no perform convert_timespan_to_utc e dar um “skip” nessa re-conversão do horário.

Aqui embaixo tem um vídeo no Youtube mostrando como fazer isso, leva literalmente 2 minutos pra fazer esse ajuste:

Obviamente esse enhancement só faz sentido para mensageria terceira, santa tartaruga não faça isso caso você use GRC ou DRC né!!

Essa observação se faz necessária. Além do que, o comportamento do sistema está documentado (e bem explicado), PASMEM mais ainda, pela própria SAP no KBA 2536783:

Valeu Gurizada,

Renan Correa

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
Gabi
Gabi
1 ano atrás

Esse post foi feito pra mim, sério! Estou passando por esse problema exatamente nesse momento e me ajudou demais!!

Renan Correa
Renan Correa
1 ano atrás
Responder Para  Gabi

Que massa, Gabi! Que bom que ajudou! ^^

Robson
Robson
1 ano atrás

Queria agradecer os posts desse site, são muito úteis, ajudam bastante, obrigado por compartilhar!

3
0
Deixa tua opinião aí!x