ECF não executa job após notas do SP16

Publicado por:Renan Correa Thu, 02 June 2022
Compartilhe:
02 de June de 2022

O Erro sem erro

Nessa semana, enquanto tentava executar o ECF em qualidade, me deparei com um erro sem erro.

Ahm? Como assim?

Isso mesmo, ao tentar executar o ECF com todos os parâmetros preenchidos na tela o sistema não estava disparando o job nem gerando nenhuma mensagem de erro, simplesmente não acontecia nada. No meu caso o ECF não executava o job após as notas do SP16 terem ido para o QAS.

Logo notei que algo de errado não estava certo e já parti para o /h.

Analisando erros na UI5 do ECF

Nesse caso fiz um debugging (que demorou um pouco porque tive que procurar as classes/métodos relevantes para a UI) e cheguei à conclusão de que um campo estava causando o erro, o tal de IndDocTypeCo estava inválido (Property ‘IncDocTypeCo’ is invalid).

Depois de chegar nessa conclusão por debugging eu pesquisei na internet (devia ter feito isso antes) e achei a gloriosa transação /n/IWFND/ERROR_LOG que me mostra os erros em chamadas de serviços do gateway, claro que devia ter googleado antes, seria meia hora a menos de debugging mas agora são águas passadas.

Com base nessa informação busquei pelo campo em notas no Launchpad e achei a nota 3085115 (Nota 001 do SP16 do TDF) que contém os seguintes passos:

Graphical user interface, text, application, email

Description automatically generated

Esse passo manual era para para mexer no campo INC_TIPO_DOC_CONTROLE que é exatamente o nome técnico do campo que estava no erro do debugging e do log, mas esse passo manual tinha sido feito no sistema.

Olhei na transação SEGW e o campo estava lá.

Resolvi então dar olhada no código da classe/método usados no ECF e notei que nome do campo era diferente da propriedade esperada no serviço:

Graphical user interface, text, application, email

Description automatically generated

Hmmm.. Isso com certeza é um motivo/causa/razão/circustância do erro.

A solução do Problema

Infelizmente nesse caso não achei nenhuma nota/KBA pronta corrigindo isso e fiz uns testes trocando o nome do campo. Com isso consegui mudar o erro, mas continuei tendo mensagens de erro, então não era só o nome que estava problemático e fiquei um pouco receoso de fazer mais alterações.

Nessa hora de dpuvidas conversei com um colega que também é especialista de TDF, o Cleumar Gomes e ele trouxe a luz para o assunto.

Ele já tinha passado por isso e resolvido esse erro e me ajudou com a alteração técnica necessária (e poupou mais umas horas de tentativa e erro).

Para corrigir esse erro foi necessário uma alteraçãozinha no objeto na SEGW (além do nome do parâmetro) e alterei o objeto para a seguinte definição (nome igual ao esperado pelo código, Core Type = String e Max Length = 1).

O negócio tem que ficar com uma cara assim:

Fiz e transportei para o sistema de qualidade, bombou. Problema resolvido.

Valeu gurizada,

Renan Correa

Extra: Alterando serviços ODATA da SAP

Uma informação adicional importante é que a SAP bloqueou a edição de objetos da SAP na transação SEGW a partir da nota 2734074.

Na teoria a SAP não deveria nos entregar passos manuais em notas novas pedindo pra fazer isso, de acordo com um desenvolvedor da própria SAP nesse post daqui:

https://answers.sap.com/questions/12946931/unable-to-edit-the-segw-project.html

Mas nesse caso precisava fazer isso e para editar o objeto tem um truquezinho que adaptei a partir da nota 2912581.

Na transação SE03 é possível alterar o “Original System ID” do objeto desejado, no caso o /TMF/ECF, de “SAP” para o “system ID” do sistema de desenvolvimento e depois é possível editar o objeto na SEGW. Depois de fazer a alteração no serviço ODATA, daí volta na SE03 e troca o system ID do objeto para “SAP” novamente.

Valeu outra vez, Gurizada!

Renan

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Outros posts sobre TDF você pode conferir filtrando pela categoria TDF/ACR/DRC.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
0
Deixa tua opinião aí!x