Como identificar e desativar o Tax Service no S/4HANA OP

Publicado por:Renan Correa Mon, 24 January 2022
Compartilhe:
24 de January de 2022

Configuração do Tax Service através de pacote de “Best Practices”

Os pacotes de “Best Practices” podem ser acessados no S/4HANA On-Premise na transação /SMB/BBI através da ferramenta chamafa “Solution Builder”, os processos incluídos nesses pacotes também podem ser vistos no Best Practice Explorer pelo site rapid.sap.com.

O conteúdo do Best Practices é um acelerador de configuração, que permite a realizado de um workshop inicial de projeto por exemplo, com um esforço menor de configuração funcional e também já inclui as configurações padrão da SAP para determinados cenários.

Considerando a implementação seguindo o pacote de instalação da SAP para o S/4HANA 2021, então o Tax Service (ou devemos chamar de External Tax Calculation Engine?) é o padrão de modelo de esquema de cálculo que está no Best Practices da SAP, scope Item 43D, tanto para On-Premise como para o Cloud.

Nas imagens abaixo temos o Scope Item 43D e os respectivos building blocks.

Building block do Esquema de cálculo de SD

O building block é um conjunto de atividades de configuração que pertence a um determinado scope item. Pode contar uma ou várias configurações.

No caso do Tax Service existe um building block para cenários de SD, com a pricing de vendas.

/SMB/BBI , Scope Item 43D – External Tax Calculation Engine, Esquema de cálculo de SD

Building block do Esquema de cálculo de MM

No caso de Compras também existem building blocks que criam as entradas para a Pricing de MM nas tabelas relacionadas com o Tax Service.

/SMB/BBI , Scope Item 43D – External Tax Calculation Engine, Esquema de cálculo de MM

Então ativando esses scope items acima o sistema já cria as entradas, baseadas nos building blocks, numa view chama V_TXS_ACTIVATION.

Isso, em teoria, determinaria que o TAX SERVICE será utilizado para o respectivo contexto. A view pode ser acessada direto pela SM30 (ou SPRO). Nos tópicos 1 e 2 veremos essa ativação em mais detalhes.

Não quero entrar no mérito do porque uma empresa decide usar CBT ou Tax Service, mas o fato é que no S/4HANA a grande maioria das empresas AINDA não está usando essa solução.

Para esses casos uma das atividades no começo do projeto de S/4HANA seria desativar o Tax Service e configurar a CBT, ou seja, a empresa optaria nesse momento por usar a pricing CBT clássica no lugar do motor externo de cálculo. A configuração da CBT tem diversos passos que não vamos entrar em detalhes aqui.

Existem algumas diferenças na ativação do Tax Service no S/4HANA dependendo da versão, vamos olhar no detalhe:

1- Cenário de comunicação no S/4HANA 2021 com motor externo de cálculo via SAP Cloud Integration

A SAP teve algumas mudanças de estratégia em relação ao Tax Service. No blog post feito na SAP Community https://blogs.sap.com/2022/01/05/integration-with-external-tax-calculation-engines-new-concept-for-sap-s-4hana-cloud-and-sap-s-4hana/ algumas delas são explicadas.

Pelo que entendemos da mudança, o Tax Service como produto/conceito dentro do localization hub está em modo de manutenção apenas, enquanto o serviço de cálculo de impostos com motor externo continua firme e forte através do cenário de integração ‘SAP_COM_0249’ – Communication with the tax calculation partners via SAP Cloud Integration package. É uma mudança de arquitetura da SAP, não tenho mais detalhes ainda sobre o impacto dela.

Olhando o guia de instalação da SAP essa informação aparece no documento de ajuda:

Ein Bild, das Text enthält.

Automatisch generierte Beschreibung

A interface da API do Motor de Cálculo em si pode ser consulta em detalhes no API Hub da SAP: https://api.sap.com/api/taxquote_brazil/overview

No portal público de API’s a SAP já menciona o communication scenario SAP_COM_0249 para o Brasil:

API do motor de cálculo externo no S/4HANA 2021

Olhando para dentro do S/4HANA a ativação desse cenário está vinculada com a tabela TXS_OP_CONN_CONF ( e mais outras configurações que estão no documento de instalação da API e também na descrição do Scope Item 43D ):

Ein Bild, das Text enthält.

Automatisch generierte Beschreibung
Método que lê os dados de configuração do cenário SAP_COM_0249

Uma das coisas que o sistema lê é se existe ou não configuração para o cenário SAP_COM_0249.

Eu não achei nenhum passo no scope item que configure essa tabela TXS_OP_CONN_CONF automaticamente por building blocks, apenas encontrei essa informação no manual de instalação dizendo para ser executado via SPRO.

Basicamente no S/4HANA 2021 se essa configuração não for feita o Tax Service não será chamado. Mas mesmo que esse cenário seja ativado, ainda existe uma segunda configuração a ser verificada no S/4HANA.

Ela é feita por procedimento de cálculo e cenário e está descrita abaixo.

2 – Ativação do Motor de cálculo por pricing procedure ( S/4HANA 1809, 1909, 2020 e 2021 )

A ativação/desativação nos releases 1809, 1909, 2020 e 2021 depende da view TXS_ACTIVATION.

Tudo está a cargo da configuração verificada na class CL_TXS_SWITCH no método IS_INTEGRATION_ACTIVE:

Ein Bild, das Text enthält.

Automatisch generierte Beschreibung
Classe de Check do Tax Service e dos seus métodos

No screenshot abaixo o código da Verificação do Tax Service no S/4HANA mostra a chamada para a verificação da ativação do serviço no método get_tax_service_active_status:

Ein Bild, das Text enthält.

Automatisch generierte Beschreibung
Print do Código no S/4HANA 2021 ( até o S/4HANA 2020 não havia o IF do TXS_PARTNER_INTEGRATION )

Dentro desse método há uma chamada para outro método que, por sua vez, chama o código que lê a tabela txs_activation mencionada no começo do post:

method READ_LINE_BY_KEY.
    select single *
      from txs_activation
      into @e_txs_activation
      where cond_usage        = @i_cond_usage   and
            kappl             = @i_application  and
            pricing_name      = @i_pricing_name. 
  endmethod.

Nota-se que o acesso é feito por aplicação ( TX ou V ) significando MM ou SD. Nesse caso basicamente, removendo as entradas da TXS_ACTIVATION o sistema não irá chamar o motor de cálculo externo para os cenários.

OBS: No S/4HANA 2021 existe mais uma tabela de configuração para exceções, lida pelo método CHECK_ACTIVATION_EXCEPTIONS, por país e/ou company code.

E como funciona o Tax Service?

A ativação do Tax Service de maneira completa depende de mais passos, precisa da escolha de um parceiro, onboarding no BTP, configurações de comunicação entre S/4HANA e BTP além de um projeto para alinhamentos dos cenários e processos envolvidos.

Nesse post falei da identificação e desativação do motor externo de cálculo, então agora talvez você deve estar se pergutando:

-E como funciona o Tax Service para calcular imposto no S/4HANA no caso XYZ?

-Onde está a chamada do tax service na ordem de venda?

-E onde está integrado o Tax Service na minha nota fiscal?

Essas funcionalidades do Tax Service são muito interessantes, mas esses detalhes vão ficar para um novo post no futuro.

Valeu, Gurizada!

Renan Correa

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.