Criando do zero um App Android para a S4CN usando o SAP AppGyver

Publicado por:Renan Correa 29 de November de 2021
Compartilhe:
29 de November de 2021

App Android para a S4CN usando o SAP AppGyver e a conta free do SAP BTP

Tem muita propaganda e hype sobre SAP BTP, RPA, “Low Code/No Code”. Mas essas coisas são fáceis de utilizar mesmo e funcionam? Me propus a testar isso do ponto de vista de um consultor funcional e ver no que dá.

Como a SAP anunciou a disponibilidade uma versão free do SAP BTP para uso individual resolvi criar uma conta e “tacar-le pau” ( do verbo “Tácalepau, Marco Véio” ) para testar os serviços disponíveis.

Eu sou consultor funcional e normalmente não me envolvo muito com nada relacionado a BTP mas devido a algumas novas funcionalidades ( como o SAP ACR-SLH que é uma aplicação que usa o BTP ) acabei começando a mexer com alguns serviços/aplicações e me interessar mais pelo assunto e

Peraí, mas a S4CN não é uma página relacionado com SAP e localização Brasil? O que tem a ver BTP, Low Code e essas outras coisas? Tudo!

Arquitetura do Futuro ( ou do presente? )

Acho que o futuro (e presente) do S/4HANA realmente não é apenas fazendo extensões Z* específicas de cada cliente dentro do core do S/4HANA usando ABAP.

Vejo que para quem é provedor de serviços (e consultor) existe muito valor em criar soluções genéricas e escaláveis que podem ser consumidas como serviços da nuvem ( seja via BTP da SAP ou outros serviços em numvem via AWS, Azure, GCP conectados com o BTP ).

Além disso, mobile apps e bots de RPA também podem seguir conceitos similares e serem fornecidos como extensões genéricas para processos não localizados ou como complemento dos “Scope Items” já existentes no S/4HANA.

Funcional não pode ficar no tempo das cavernas só pensando em fazer report Z* em SAP GUI no S/4HANA.

Renan Correa

Além disso várias funcionalidades nvoas da SAP já estão usando BTP como SAP Document Compliance, ACR SLH e Tax Service, então alguma coisinha a gente precisa aprender, nem que seja como usuário apenas.

Não sou nenhum especialista em serviços/aplicações do BTP, até porque são muitas coisas diferentes como RPA, ACR-SLH, Document Extraction, Hana cloud, ABAP cloud, Kubernetes e muitos outros assuntos que nem tenho idéia.

Primeiros Passos no BTP – Criando a conta

Para criar a conta tem um passo-a-passo com vídeo. Não vou reinventar a roda e tentar explicar isso. Basta olhar os links abaixo com blog e também com vídeo dos passos:

https://blogs.sap.com/2021/11/16/btp-free-trial-to-free-tier-its-a-good-time-to-switch/

https://developers.sap.com/tutorials/btp-free-tier-account.html#top

Alguns Detalhes:

  • Com todos os meus e-mails disponíveis eu já tinha contas da SAP criadas com país BR e por algum motivo não funcionou criar a conta usando BR, sempre dizia que o serviço ainda não estava disponível na região. Talvez isso já tenha mudado, não sei dizer.
  • Como eu não queria esperar, acabei criando um e-mail novo só para isso… talvez eu não tenha feito do jeito mais esperto, mas minha conta anterior do BR não foi aceita e quis seguir rápido.
  • Criei uma conta com user da alemanha e consegui fazer o processo normalmente.

Conta Criada, o que fazer depois?

Depois de criar a conta esperei uma meia hora e bombou o acesso, fui notificado por e-mail. Veio uma informação da SAP com o link do cockpit do BTP e os dados de acesso, veio um S-User novo junto.

Email da SAP com dados do onboarding

De posse dos dados eu criei as subcontas, ativei os serviços que eu queria ( LCNC , RPA e ABAP ) e ativei uma instância HANA (seguindo passos do blog e vídeo que mencionei acima).

A ativação segue alguns passos básicos que você precisa selecionar, não é super intuitivo mas é bem fácil na maioria das coisas.

A sequência dos passos para mim não era muito clara ( precisava criar uma instancia HANA ) e isso só entendi porque li os posts do início ao fim e os comentários.

Contas e Subcontas

Como usar o serviço de Low Code / No Code – Criando um app pela primeira vez na televisão ( ou no browser nesse caso )

Depois de ativar o serviço o back-end do BTP (acredito eu) deve disparar alguns jobs e atividades na plataforma para tornar os apps/serviços disponíveis na conta.

Levou mais uns minutinhos de espera até as abóboras se ajeitarem na carroça do caminhão e ter tudo disponível para uso.

Daí parti para o LCNC…

No serviço tem o link direto para chamar a IDE do SAP AppGyver e começar um “projeto novo”:

Tela do BTP do serviço de Low Code / No Code

Esse sim é fácil de usar mesmo, segui um tutorial de 5 minutos. Consultei algumas documentações e FAQ’s do APPGyver online mesmo e criei um app em meia hora no total.

Tela Inicial para criar projeto no BAS

O IDE de desenvolvimento é todo Web, não precisa instalar nada e até um noob que nem eu conseguiu usar ele. Como não sou desenvolvedor de software pensei em fazer algo simples mesmo, adicionei uma WebView e URL, ajustei na tela do app as dimensões e pronto.

Voi-lá, saiu um app que chama o s4cn.com e mostra o conteúdo do site na tela da aplicação ( e não browser ).

IDE do SAP AppGyver

Para testar meu app no celular mesmo tive que baixar na Play Store o app SAP AppGyver e escanear um QRCode, bombou de primeira, mais um ponto pra ferramenta da SAP.

Aí embaixo tá a cara do app que eu criei já sendo testado no celular:

App sendo testado no celular

O app em si é supersimples. É uma webview chamando a URL do S4CN.com, basicamente usa a interface já existente do site, não tem nada de mais. Teria como fazer esse app usando outras soluções já disponíveis na internet? Sim, mas eu quis testar o AppGyver da SAP.

Gerando o código do app para publicar

Tentei gerar a build do app pra poder lançar na playstore, mas na primeira vez ficou 2 dias gerando o build até dar um erro.

Tela onde faz a geração da “build” do app

Pela documentação diz que deveria ter levado uns 30 minutos. Depois li e reli as documentações e vi que faltou algumas definições minhas (falha nossa) e por isso deu erro no processo de build

Adicionei uma keystore android e outras configs faltando e mandei dar build outra vez, dessa vez depois de uns minutos foi entregue o código compilado.

Nesse meio tempo criei uma conta no Google Play Console para poder laçar o app.

Fora dos sistemas SAP – Criar conta no Google Play e publicar app

Aqui foi onde demorou mais tempo, nunca tinha publicado um app precisa para criar uma conta de desenvolvedor, criar uma política de privacidade para o app e preencher mais um monte de formulários com dados adicionais e descrições das funcionalidades, descrição para a App store e várias outras coisas.

No total gastei umas 2 ou 3 horas mexendo no google play e googleando:

Google Play Console é o cockpit do Google para Desenvolvedores

Depois de dar released no APP o time do Google faz uma verificação. Levou 3 dias até dar OK e disponilizarem na play store.

Resultado final – App da S4CN na Google Play Store feito com SAP AppGyver

Tá aí o resultado.

O app da S4CN baseado em WebView criado via AppGyver e publicado na PlayStore da SAP:

App da S4CN lindo,leve e solto na Play Store

O app é super simples, é basicamente uma webview consumindo a URL s4cn.com e mostrando ela no app. Sei que existem várias desvantagens de criar um app usando webview (principalmente no ecossistema Android que tem muitos aparelhos com limitações de processador e memória ), mas é o que dava para fazer em um espaço super curto de tempo.

Se quiser baixar o app, o link direto é play.google.com/store/apps/details?id=com.s4cn.app

Achei legal criar e publicar um app conceito para mostrar que até mesmo um consultor funcional consegue criar um aplicativo usando a solução App Gyver.

Para criar um app bom mesmo precisa bem mais esforço e muito estudo, mesmo que não precise escrever muito código ainda precisa ter vários conceitos de tecnologia para gerar algo que tenha uma função real a ser desempenhada e faça sentido.

No ambiente de “Enterprise Tech” vejo essas soluções ainda com muita cautela, acho que a empresa precisa de muita maturidade de processos e governança para não acabar criando uma “TI pirata” dentro de cada departamento se deixar liberado a criação de Apps com acesso a dados de sistemas internos e/ou dados de clientes. Mas essa é uma discussão para outro post…

Para 2022 acho que vamos ter mais novidades da s4cn na área de BTP, RPA e Low Code. Aguardem…

Valeu, gurizada!

Renan Correa

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
João Secco
João Secco
1 mês atrás

Sensacional!

2
0
Deixa tua opinião aí!x
()
x