Implementação das notas da NT2021.004

Publicado por:Renan Correa Wed, 06 April 2022
Compartilhe:
06 de April de 2022

Implementação das notas da NT2021.004 – Overview das notas

Sairam nessa semana as Implementação das notas da NT2021.004 e já testei a implementação delas num sistema S/4HANA 2021.

No lado do ERP são 6 notas (2 de SD, 2 de NFE saída, 2 de NFE entrada) considerando um cenário com GRC NFE para entradas e saídas (notas para quem usa SAP Document Compliance de entradas existem notas diferentes que nem olhei):

3143281 – NF-e NT 2021.004: Prerequisite objects for SAP Note 3146447

3146447 – NF-e NT 2021.004: Item Additional Information, Vehicle and Concession Act

3142096 – Outbound NF-e: Prerequisite objects for SAP Note 3142108

3142108 – Outbound NF-e: Technical Note 2021.004 – Versions 1.00, 1.10, and 1.20

3142100 Inbound NF-e: Prerequisite objects for SAP Note 3142101
3142101 Inbound NF-e: Technical Note 2021.004 – Versions 1.00, 1.10, and 1.20

As duas primeiras notas inserem os campos nas tabelas e nos processos de SD/Writer, as duas de NFE entregam o mapeamento da NFe e as duas de incoming ajustam detalhes para o processamento da NFe de entrada dos fornecedores com as novas tags.

Para quem for implementar recomendo acompanhar também o KBA 3188405 – NF-e Technical Note 2021.004 Troubleshooting Guide que tem um resumo das notas, atualizações e erros conhecidos durante o processo de implementação das notas.

Para o GRC NFE a mudança tem apenas uma nota (por enquanto) 3148222 – NF-e NT2021.004 v1.10 .

A estratégia de implementação

Antes de mais nada, quero deixar claro que neste caso implementei tudo em um S/4HANA bem atualizado, de maneira que já utilizei a SNOTE com a interface nova. Se sobrar tempo na semana até vou fazer um post sobre a SNOTE, porque gostei bastante da atualização e das melhorias que foram feitas na SNOTE.

Nesse caso eu baixei as notas da mudança legal e deixei o SNOTE calcular a fila de implementação, não é uma melhor prática já que essa fila normalmente não leva em consideração as notas de pré-requisitos no qual existem programas que criam DDIC’s (mais adianto no post falo mais desse assunto), mas como era um sistema interno para testar a implementação não é um problema.

Para fazer num sistema de DEV num landscape real eu recomendaria buscar atualizar do começo pro fim da lista, uma por uma, lendo as notas uma por uma e implementando. É bem mais demorado do que jogar as notas de destino no SNOTE, deixar ele calcular a fila e rodar a implementação, mas uma a uma você evita melhor erros de pré-requisitos que estam apenas escritos em notas e não na Correction instruction da nota. O objetivo do post não é mostrar passo a passo cada nota, mas mostrar o conceito e destacar alguns pontos relevantes.

Overview do SNOTE novo

Em primeiro lugar, tenho que elogiar o SNOTE. Aqui embaixo tem a cara nova da SNOTE depois da última atualizção que eu vi e ali embaixo aparece a primeira nota da lista que eu tinha para implementar:

Graphical user interface, text, application

Description automatically generated

A tela de Implementação da CI também mudou, agora snote mostra a CI na esquerda e divide com os objetos que aparecerem na parte da direita.

Graphical user interface, application

Description automatically generated

Começando a implementação

Para implementar a primeira nota (3143281) não tive muitos problemas, como essas notas normalmente criam DDIC’s dificilmente elas causam grandes problemas, os principais erros sempre acontecem nas notas que entregam o código (principalmente quando os pré-requisitos de DDIC não foram corretamente implementados).

Do mesmo modo no post vou focar em falar na implementação técnica (o escopo funcional das notas vai ficar para um próximo post) e destacar alguns pontos dos passos manuais.

A nota 3143281 cria três views, para editar as informações de veículos, parte das novas tags da NT2021.004. Mais adiante existem alguns passos manuais para alterar essas views. Nesse ponto tem um report que cria DDIC’s (data dictionary objects), também conhecido como “UDO Report”. UDO vem de Upport/Downport overview, que é a ferramenta que a SAP usa para gerar um relatório que cria DDIC (no lugar de criar um PDF cheio de passos manuais).

Abaixo tem o output do report ( por favor não esqueçam de executar esses reports depois de implementar as notas ).

Table

Description automatically generated with medium confidence

Em seguida nos passos manuais dessa nota 3143281 é pedido para alterar a tela usando o Screen Painter com editor de layout.

Nesse ponto eu fiz o passo um pouco diferente da instrução, eu selecionei a coluna “Usage” e mudei a posição dela de 2 para 3 (no lugar de puxar/arrastar na tela que as vzs dá erro ). Eu raramento crio telas e não tenho muita intimidade com o Screen Painter, acho que assim é mais fácil, pois sempre que movo os objetos parece que fica algo estranho.

Passo 1 – Selecionei o campo Usage na tela:

Graphical user interface, table

Description automatically generated

E, então, mudei ele para coluna 3:

Graphical user interface, table

Description automatically generated

Nesse caso o resultado ficou igual ao exemplo da nota, mas sem arrastar o campo.

Graphical user interface, text, application, email

Description automatically generated

No final da história a tela na SM30 fica com essa cara:

Graphical user interface, application

Description automatically generated

Segunda parte das notas – Começando a nota 3146447

Depois da primeira parte com as mudanças de DDIC, segui para a próxima nota. No passo manual da 3146447 no momento de gerar o change document object eu selecionei a opção “Function” no pop-up. Esse pop-up não estava no passo manual e eu tinha que escolher uma das duas opções.

O passo era adicionar a tabela nova no objeto de change para gerar logs na NFE:

Graphical user interface, application, table, Excel

Description automatically generated

O pop-up que apareceu para mim foi o seguinte:

Graphical user interface, text, application

Description automatically generated

Eu escolhi function mas isso não foi chute não, eu sei que o change object da NF é uma Function Module (conforme screenshot abaixo):

Observação sobre passos manuais já entregues pela nota

Uma observação importante para os próximos passos, na própria nota tem um observação dizendo que alguns passos manuais já podem ter sido por UDO report ou por Correction instruction.

Isso acontece porque a SAP faz um manual para implementar que é independente do release eacontecem pequenas variações entre releases com netweaver mais novo (7.51 em diante) para releases com netweaver mais antigo. Aqui está a observação da SAP:

Seguindo essa tarefa, nos passo manuais da mesma nota, tinha mais uma observação, caso as mensagens não fossem criadas pela note então elas deveriam ser criadas manualmente. No meu caso criei na mão porque não estavam lá.

Era esse passo aqui:

Graphical user interface, text, application, email

Description automatically generated

Assim, nos passos manuais pós-implementação da Nota 3146447 pedia para fazer algumas alterações no menu painter.

Graphical user interface, text

Description automatically generated

Neste momento me aconteceu algo de acordo com o aviso anterior, ao tentar fazer um passo o sistema disse que o status ADDI01 já existia para o programa SAPLJ1BB2 (assim como o 02,03 e 04).

Nesse caso conferi e o objeto estava lá, apenas a descrição estava errada e precisava ser trocada.

Graphical user interface, application

Description automatically generated

Essa era a descrição que estava criada já para o objeto (provavelmente pela própria nota, não voltei para conferir quando havia sido criado):

Table

Description automatically generated

Para alterar a descrição eu desativei o “modification assistant”:

Graphical user interface, text, application, email

Description automatically generated

Assim o sistema libera as descrições do menu para edição (talvez exista jeito melhor de fazer isso):

Graphical user interface, text

Description automatically generated

Os passos manuais seguintes envolvendo as views de controle de tela também já tinham sido entregues pela nota aparentemente, ou seja, menos ajustes manuais para fazer ;D.

Apenas conferi passo a passo se estava tudo OK.

Graphical user interface, text, application

Description automatically generated

Aqui foi outro passo que estava pronto já:

Graphical user interface, text, application

Description automatically generated

No final da Implementação subi o BC-SET da nota e todas as entradas foram criadas na view de acordo com o BCset:

Graphical user interface, application

Description automatically generated

Até aqui tudo OK. A primeira parte da alteração já estava implementada, agora parti para as notas seguintes (de NFE e NFEIN) e foi onde tive a maior parte dos erros.

Notas seguintes e pré-requisitos adicionais

Por fim e por algum motivo durante a implementação da nota 3142108 o SNOTE travou e não conseguiu baixar todos os pré-requisitos, que eram 35 na lista do snote para a minha versão. Baixei todos manualmente com a opção “Download Notes” fornecendo a lista.

Nes momento, durante a ativação da nota, tive algumas mensagens de erro devido a objetos de DDic inexistentes, nesse momento sempre peguei o nome do objeto e procurei direto no SAP Support launchpad qual a nota que criava o mesmo (sempre procurando alguma nota com “Prerequisite objects for SAP Note” no título e os respectivos componentes da localização).

No final das contas levei cerca de duas horas (e alguns erros de sintaxe) para finalizar a implementação de notas as notas e pré-requisitos.

Por último fiz um teste rápido e tanto a view como a tela nova da NFE estavam aparecendo corretamente:

No final das contas deixei os testes funcionais para serem realizados depois com mais calma.

Valeu Gurizada!

Renan Correa

Lista de notas implementadas no S/4HANA 2021

Para quem ficou curioso com as notas Abaixo segue a lista completa das notas que foram implementadas no S/4HANA 2021 para essa mudança:
3098711

3111469
3114099
3115457
3115712
3116373
3125353
3126418
3127920
3129929
3130909
3131322
3133719
3133725
3133727
3135271
3139758
3142096
3142108
3143281
3143741
3145209
3145679
3146447
3147091
3147135
3111408
3063959
3081228
3083339
3083839
3086017
3088731
3089167
3089506
3091297
3091723
3094859
3096762
3098169
3098711
3098743
3100476
3100477
3102553
3102858
3108618
3108669
3109823
3110863
3110985
3111268

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Outros posts sobre TDF você pode conferir filtrando pela categoria TDF/ACR.