Implementando DRC Brazil

Publicado por:Renan Correa Thu, 20 October 2022
Compartilhe:
20 de October de 2022

Implementando DRC Brazil – Visão do consultor

Ontem fiz uma participação online no SIT Fortaleza.

Falei um pouco sobre experiência de implementação do DRC no Brasil, tanto para NF-e’s de saídas e entradas como para relatórios fiscais.

Vocês podem conferir a gravação completa do vídeo falando sobre a minha opinião em relação a desafios de implementar Cloud NF-e e SPED:

Melhor do que falar de NF-e, imposto e SPED na internet seria falar de NFe, Imposto e SPED no nordeste mas dessa vez não deu tempo.

Essa apresentação não tinha o intuito de mostrar todas as funcionalidades do produto nem explicar em detalhes a configuração dele, mas sim de destacar alguns pontos relevantes para quem é consultor ou analista de TI e está analisando o uso da solução.

Um ponto que acabei não mencionando é que o DRC Brasil está disponível a partir do ECC com Ehp5 para NF-e’s de entrada e de saída, mas para a parte de relatórios fiscais ele só está disponível no S/4HANA. Isso significa que uma empresa com ECC pode substituir o GRC NF-e pelo Cloud NF-e para entradas e saídas, mas uma empresa com ECC não consegue usar o DRC para relatórios fiscais. Nesse caso a opção existente pelo lado da SAP é o TDF.

Para quem se interessa em aprender mais sobre SAP, o SIT Fortaleza vai ter várias palestras online nesta semana e na próxima, não precisa se inscrever basta entrar no canal deles no youtube e assistir ao vivo ou a gravação posteriormente!

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube.

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Outros posts sobre TDF você pode conferir filtrando pela categoria TDF/ACR.

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
Fabio Oliveira
Fabio Oliveira
9 meses atrás

Olá Renan, tudo bem?
Estamos fazendo a atualização das últimas correções do DRC Brasil através do pacote de notas 3313824. Nesse pacote contém as notas até 122 porém já existem notas até 128 no momento. Estamos com problema de ativação de objetos na nota 127, já abrimos o chamado na SAP porém queria saber se também já passou por isso.
Obrigado!

Renan Correa
Renan Correa
9 meses atrás
Responder Para  Fabio Oliveira

Oi Fábio,

A SAP sempre leva tempo pra atualizar a lista de notas na nota central e é bem comum alguns erros na ativação de objetos, pode ser tanto porque faltou um passo manual, algum pre-requisito não foi mencionado na nota ou porque tem algum objeto problemático mesmo. Atualizações do DRC sempre com emoção!
att,
Renan Correa

Surama Sozonofy
Surama Sozonofy
4 meses atrás

Oi Renan, primeiramente gostaria de agradecer por todas as suas dicas, ja consultei muitos dos seus posts. Sao realmente muito uteis. Obrigada!

Tenho algumas duvidas: DRC Brazil para nuvem publica ou ediçao publica do SAP, consigo gerar todas as informaçoes e campos necessarios para gerar o xml para as notas fiscais brasileiras? Para os arquivos SPEDS, tambem consigo gerar todas as informaçoes?
Vocé conhece algum parceiro que trabalhe com a ediçao publica para gerar as obrigaçoes que o SAP nao entrega?
E tambem como funciona o motor de calculo nesta versao? tem dica de algum parceiro? Mais uma vez Obrigada! 🙂

Renan Correa
Renan Correa
4 meses atrás
Responder Para  Surama Sozonofy

Oi Surama,

Nesse ano fiz um estudo/pré-projeto para uma empresa industrial que queria utilizar o S/4hana public cloud no BR. 

Ainda não tive tempo de escrever sobre esse assunto em detalhes, mas em geral o public cloud é bem difícil para brasil ainda especialmente se falarmos de empresa 
industrial/importador de materiais.

Vou responder de maneira resumida os principais pontos que você perguntou:

1- NF-e:

É possível implementar a NF-e utilizando o DRC NF-e para saídas. Existe uma badi nova para ser utilizada no Public cloud para complementar o xml.

Automação de entradas (download de NF-e de fornecedores e lançamento automatizado via MIGO/MIRO) ainda não está disponível via DRC NF-e inbound.

2 – SPED

O DRC já está disponivel para os SPED’s, mas tem escopo limitado pois muitos blocos não tem preenchimento standard.  

As soluções complementares precisam rodar no BTP usando um cenário de Integração. 

Por enquanto poucos parceiros podem atender esse cenário e no caso de public cloud não conheço nenhum projeto que já tenha isso implementado e em produção.

3- Motor de cálculo

Esse já está sendo usado e já sei de empresas que fizeram a integração com vários parceiros. 

No cenário de public cloud só vi empresas de serviços usando o tax engine, mas está homologado também para cobrir vendas de materiais.

4
0
Deixa tua opinião aí!x