SAP DRC Summit em Walldorf

Publicado por:Renan Correa Fri, 23 September 2022
Compartilhe:
23 de September de 2022

SAP DRC Summit em Walldorf

Nessa semana rolou o SAP DRC Summit na sede da SAP e estive lá conferindo as novidades da área. Foram dois dias de evento em Walldorf, no sul da Alemanha, discutindo os temas de fatura eletrônica (eInvoice), relatórios eletrônicos (eReports) e os mais variados requisitos de compliance em diferentes países.

DRC Summit na sede da SAP

Apresentações

A equipe de produto da SAP falou sobre a estratégia de produto, a disponibilidade atual de soluções (basicamente já presente em mais de 100 países) e sobre as mudanças e novos requerimentos que estão vindo pela frente em vários países.

Tivemos também alguns clientes e parceiros apresentando produtos e projetos usando as ferramentas do DRC e compartilhando histórias sobre projetos.

Key Learning Points

  • Os requisitos só vão aumentar!
    • Os governos do mundo todo já perceberam que documentos e relatórios eletrônicos facilitam muito a análise de evasão de impostos e o controle das operações dos contribuintes. No passado um relatório de papel durava dez (ou mais) anos com um layout, hoje temos relatórios eletrônicos que ficam mais detalhados a cada ano.
  • É preciso ainda + harmonização na oferta/arquitetura do produto
    • Existem várias versões do produto/licença, diferenças entre uma e outra versão não são muito claras para clientes, acho que já expliquei isso para unas 30 empresas diferentes, mas a SAP reconheceu que algumas harmonizações ainda são necessárias na oferta a nível global e estão planejadas para o futuro. Além disso a nível de conteúdo alguns alinhamentos ainda são necessários, pois temos dois produtos diferentes que recentemente foram unidos sob o mesmo propósito (eCompliance) então temos uma jornada de evolução pela frente.
  • Processos de negócio precisam ser orientados a eInvoice e eReport
    • Esse é um ponto claro pra mim, que sou envolvido em projetos na área. eInvoice e eReport não são coisas standalone pra fazer no final do projeto ou final de um processo, se order to cash e procure to pay não forem desenhados para atender os requisitos legais eletrônico, implementar eCompliance se torna um desafiosalve-se quem puder para
  • Necesside de parceiros formarem especialistas
    • Conversei com diversos parceiros da SAP no evento e esse é um ponto unânime, não temos recursos para atender todos os projetos e é preciso formar muita gente nessa área para o presente e para o futuro. A SAP também oferece um partner enablement de DRC assim como conteúdo nas comunidades online e help do produto.

S4CN no evento

Em uma das apresentações teve um highlight do evento na minha humilde opinião: mostraram um blog post do SAP community e estava lá um comentário meu, Renan Correa, no post, então a SAP fez uma divulgação grátis do meu perfil no SAP community ali ;D.

Feedback

Outros pontos interessantes foram quando a SAP mencionou que teve mudanças de estratégia necessárias (como a unificação de document compliance e advanced compliance reporting) sob o “guarda-chuva” do mesmo produto e também sobre a necessidade de harmonização das soluções em Invoice/eReporting.

Quem trabalha com o produto sabe que os países ainda trabalham com soluções muito distintas tecnicamente dentro do framwork.
Além disso tivemos a oportunidade de dar feedback anônimo com post-it’s pro time de produto da SAP e também fazer perguntas para eles, a gravação será disponibilizada posteriormente.

Caso real de implementação global

No segundo dia do evento teve um caso de sucesso de um cliente, da empresa Maersk, e foi bem interessante pois trouxe alguns desafios reais da implementação e algumas limitações que encontraram com o produto. Inclusive falando de problemas de performance e cenários que necessitaram extensos desenvolvimentos.

Considerações finais

O networking foi outro ponto alto do evento, foi uma chance interessante de discutir os problemas de projetos e as dificuldades com outros consultores, parceiros e com clientes também. Acho que um tema recorrente nessas conversas foi a escassez de recursos com experiência no produto e nos desafios desse tipo de projeto.

A S4CN vai ter que lançar mais alguns cursos e serviços em breve na área, a demanda está muito grande.

Valeu Gurizada!

Renan Correa

Disclaimer: Renan Correa viajou para o evento com as despesas pagas pela cbs Corporate Business Solutions, parceira da SAP e provedora da plataforma e-invoice.world .

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Outros posts sobre TDF você pode conferir filtrando pela categoria TDF/ACR.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
Thiago Souza
Thiago Souza
6 dias atrás

Ótimo resumo sobre o evento! Eu acompanhei remotamente e achei bem interessante, principalmente os números mostrados pela Elvira Wallis.

2
0
Deixa tua opinião aí!x