SAP Inside Track Porto 2024

Publicado por:Renan Correa Mon, 30 September 2024
Compartilhe:
30 de September de 2024

SAP Inside Track Porto 2024

Estive lá no norte de Portugal para participar do primeiro Inside Track no Porto.  Foi mais um SIT da hora e muito bem organizado, muita gente local e internacional participando. Tive a oportunidade de reencontrar antigos conhecidos e também de bater um papo com pessoal que até hoje só tinha falado pelo Linkedin/E-mail.

Foram muitas apresentações, mas destaco aqui alguns pontos de algumas delas que são mais conectados com o que eu faço:

Negócio ou TI?

O Antonio Andrade da KPMG falou sobre um dos temas mais antigos do mundo, acho que isso é algo que acho que já se falava antes do Cabral navegar nas caravelas portuguesas pelos mares e dos Incas irem trabalhar presencialmente nos escritórios. O assunto era “Projetos de SAP, projeto de TI ou de negócio?” e apesar de ser um time discutido com bastante frequência gostei bastante dos pontos mencionados e acho ele extremamente pertinente quando olhamos para como muitas empresas estão olhando para a migração do ECC para o S/4HANA.

Em tempos que vejo muitas empresas/consultores/faladores de besteira de Linkedin discutirem abordagens sem pé nem cabeça, foi muito bom ver uma palestra pé no chão parar lembrarmos que as organizações estão aí não para comprar softwares de fornecedores, mas para atender às suas próprias missões, o software é só um meio para atingir esses objetivos.

Além disso, concordei 100% com o Antonio quando ele comentou que na experiência dele o time de TI é muito mais resistente a mudar do ECC para o S/4HANA do que o negócio, pois na minha experiência também tem sido assim. O negócio normalmente só quer um sistema que funcione, atenda as necessidades deles, diminua o esforço de executar as operações, a preocupação com o tecniquês e a manutenção do status-quo me parece ser muito maior na TI.

eInvoice, caminho sem volta

O Felipe Borges, da Comweg, falou sobre DRC e esse é um assunto que me interesso bastante e estudo diariamente. Concordo também que é um caminho sem volta, digitalização de processos por parte dos governos com a finalidade de diminuir/dificultar a evasão de impostos.

Gostei de um dado que ele mostrou sobre os países da Europa com a maior evasão fiscal, sem surpresa nenhuma a lista tem vários países sem fatura eletrônica obrigatória e onde pagamentos em dinheiro ainda são extremamento comuns (alô Alemanha, desse exemplo eu posso falar).

Além disso na palestra dele falou sobre algo que tbm uso nas minhas apresentações, implementar DRC é um bagulho que envolve negócio, TI e finanças/impostos, é uma atividade end-to-end em vários países e não dá pra rodar um projeto à lá “one man show” como se fosse só gerar um IDOC e enviar para uma interface.

Gestão de Mudanças

A Marta Mota falou sobre “change management” e é outro tema muito importante, ela trouxe um caso de um grupo empresarial que adotou um sistema ERP para várias marcas que trabalhavam originalmente com diferentes sistemas ERP (tanto SAP como outros).

Isso aqui é uma coisa que com o tempo passei a prestar mais atenção e dar o devido valor, as pessoas são o ativo mais importante das empresas, mas elas também são quem pode travar tudo se não captarem o porquê das mudanças ou se acharem que vão sair perdendo. Quando comecei a ser consultor achava que dava pra fazer tudo “top-down” e vai cavalo, mas a realidade tem muito mais camadas do que os jovens enxergam.

Esse approach pode funcionar em alguns casos, mas é extremamente arriscado e improdutivo em vários ambientes, se as pessoas se revoltam elas derrubam projeto, GP, CEO e o caramba, então saber levar as coisas na maciota como diria um gaúcho velho do interior é parte importante dessa gestão de mudança.

Tecniquês

Inside Track não é Inside Track se não tiver gente lá mostrando Interface, código Z e BTP, e teve tudo isso também. Algumas presentações técnicas boas como a do Vitaly Rudintsky do time de Community Advocates e do Fábio Pagoti, até com direito a previsões apocalípticas para essa semana devido a descontinuidade de algumas versões de bibliotecas usadas por UI5/Fiori.

Que venham mais SIT’s… nas próximas semanas ainda teremos no BR SIT Recife e Curitiba, infelizmente desses não vou poder participar…

Valeu Gurizada,

Renan Correa

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver Todos Comentarios
0
Deixa tua opinião aí!x