eDocuments para NF-e de Entrada no SAP

Publicado por:Renan Correa Thu, 14 October 2021
Compartilhe:
14 de October de 2021

O presente é nuvem e entradas de NF-e/Ct-e são com eDocument no SAP.

AHHMMM??????

Não, não estou exagerando nem viajando.

Se a sua empresa está olhando para implementar GRC NF-e On-Premise em 2021 para automatizar entrada de NF-e/CT-e , sinto dizer, está gastando mais do que precisa e complicando mais a própria vida.

Se você é consultor e não está se preparando para migrar do GRC NF-e Incoming para o SAP Document Compliance usando eDocuments, então você está ficando dinossauro também.

Olha aí no Youtube em 1 minuto o conceito de eDocument. Eu falei em 2020 sobre o eDocument no SIT online e o vídeo completo da apresentação está no canal do SIT Online Track.

Em 2020 o eDocument para automação de entradas ainda tinha alguns gaps grandes, mas já era totalmente possível utilizá-lo. Hoje em 2021 a maior parte desses gaps já foi resolvada e a solução tem um escopo bem abrangente.

A imagem abaixo ( originalmente é de uma apresentação pública da SAP, mas foi adaptada) mostra mais ou menos a arquitetura de alto nível da solução:

Fonte: SAP ( adaptada )

Para projetos novos de automação de entradas o eDocument traz MUUIIITTAA flexibilidade para o ERP. É mais fácil buscar dados ( não precisa mais de RFC para ler tabelas do ERP, o que era sempre interface no GRC ), criar novas telas e botões é mais fácil ( não é mais arrrrggghhh WebDynpro ABAP ) e o framework por si só é desenhado de uma maneira que criar extensões e novos cenários é mais fácil e intuitivo.

Por exemplo, com pouco esforço de configuração/desenvolvimento é possível adicionar um cenário para lançar um processo flexível via BAPI da NF ( como se fosse uma NF writer ). Abaixo tem um exemplo de um desenvolvimento usando o framework para esse cenário:

Em breve vou fazer mais posts sobre o assunto, o motivo desse post foi que falei com uma consultoria do BR e eles me reclaram que não acham consultores para implementar a solução e não tem idéia do esforço para fazer isso em relação ao GRC NF-e.

Então o mercado tá demandando o negócio, é uma oportunidade pro consultor aproveitar. Como a gente diz no sul, cavalho encilhado não passa duas vezes.

att,

Renan Correa

P.S. Ninguém da SAP me pagou para escrever esse post e elogiar o SAP Document compliance do Brasil.

Quer ficar ligado nas novidades de localização? Entra no grupo da S4CN no Telegram e segue a gente no canal do Youtube

Mais infos sobre a localização Brasil no ERP, direto da sap, vocês podem conferir no SAP community na tag de S/4HANA logistics for Brazil

Outros posts sobre Localização você pode conferir filtrando pela categoria NFE/CTE ou Localização BR Geral.